MURIAÉ VIVE CULTURA – SEM ARREDÁ O PÉ


 

MURIAÉ VIVE CULTURA – SEM ARREDÁ O PÉ
Como parte do programa de Cidade piloto da Agenda 21, Muriaé criou um Programa para prevenir e combater a propagação da COVID-19, através do incentivo à restrição de circulação pública com disponibilização de conteúdos culturais.
Desde o primeiro momento do isolamento social a Fundarte vem trabalhando junto a seu público e alunos para minimizar os efeitos da pandemia mundial reconhecendo que o contato com a criatividade humana é um dos poucos espaços que nos restam para transcender e renovar esperanças. Recorremos a filmes, livros, músicas, imagens, poemas – muitas vezes, porém, sem nos darmos conta de que o trabalho de uma legião de operários da cultura foi fundamental para que existissem.
Todos os eventos que estavam marcados foram adiados ou cancelados, o que gerou um desemprego enorme para os produtores de cultura. Muitos artistas que contavam com o dinheiro de suas apresentações hoje estão com dificuldades de arrumar uma renda, assim como os produtores de eventos não conseguem mais organizar os seus.

Nesse sentido a Fundação de Cultura e Artes da Prefeitura de Muriaé criou as seguintes ações:
 BOM DIA COM ARTE: Dicas diárias com conteúdos online sobre temas, artistas e experiências importantes em Arte e Cultura.
 ESCOLAS DE ARTE: Escolas de Arte disponibilizam conteúdo exclusivo nas redes sociais da FUNDARTE. No dia 18 de maio, as aulas foram retomadas em ambiente virtual, utilizando o Google Sala de Aula e opção de atividades impressas para os alunos sem acesso à internet.
 VIVALDI EM CASA: Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira disponibilizou alguns livros online gratuitamente e tem divulgado por grupo de WhatsApp, livros em formato digital.
 CONTEÚDO FUNDARTE: Criação do canal FUNDARTE MURIAÉ no Youtube, para disponibilizar conteúdos próprios, financiados pela lei municipal de incentivo à cultura e conteúdos independentes de produtores locais.
 QUEREMOS VOCÊ NOS STORIES: Uma proposta para os cidadãos do município mostrarem em fotografia o que se destaca nestes tempos de pandemia do ponto de vista da sua casa.
 MAC – MOBILIZAÇÃO ARTE COMPARTILHA: Apresentações virtuais de artistas de Muriaé para arrecadar cestas básicas para a população que necessitar durante da Pandemia, com apoio da Fundarte e Prefeitura de Muriaé na divulgação.
 #PRANÃOESQUECER: Agenda virtual para manter ações virtuais nas datas comemorativas da Cultura no município, mesmo durante a pandemia.
 MURIAÉ MAIS CONSCIENTE: Ação conjunta de todos os órgãos municipais com caráter de prevenção e conscientização sobre as restrições e práticas cotidianas durante o tempo de Pandemia.
 FESTIVAL GASTRONÔMICO DENDICASA DELIVERY: Promoção de um festival gastronômico para fomento da atividade gastronômica em Muriaé, onde os participantes – empreendimentos ou pessoas físicas – elaboram pratos exclusivos para venda por delivery. Ação apoiada pelo COMTUR, Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro, Frente da Gastronomia Mineira e SECULT – MG.
 CULTURA SEM MISÉRIA: Conjunto de ações através do Conselho Municipal de Política Cultural, que recebe o nome em homenagem ao baterista Miséria, Ogmar de Souza. Inclui: formação de um Comitê de Crise da Cultura, abertura do Cadastro Municipal de Cultura, dentre outras ações consonantes com os novos programas do estado de MG e do governo federal.
Como primeira ação do CULTURA SEM MISÉRIA, a Fundarte está promovendo um “Chamamento Público” para inscrição para o Comitê de Crise da Cultura do CMPC.
O Comitê de Crise da Cultura é uma instância ligada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Muriaé (CMPC), com o propósito de construir enfrentamentos à pandemia da COVID-19 sofridas pela classe artística.
Para saber mais e fazer o seu cadastro acesse o link:

 

Chamamento público para inscrição para o Comitê de Crise da Cultura do CMPC