O DEPARTAMENTO DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL da Fundarte dá assistência ao Conselho Deliberativo Municipal e Patrimônio Cultural de Muriaé, Compac, que é gestor do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, Fumpac, aonde são feitos os depósitos referentes ao ICMS Cultural que a Fundação João Pinheiro repassa às cidades mineiras.
É responsável pelos laudos técnicos e financeiros anuais, divulgação dos inventários culturais do patrimônio histórico e todos os bens tombados do município, como a Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira, o Teatro Belmira Vilas Boas, e as Praças João Pinheiro, Cel. Pacheco de Medeiros, Hastenreiter e do Rosário. Tem sob sua coordenação também os bens tombados: Centro Cultural Turístico e Regional Dr. Pio Soares Canêdo, conhecido como Grande Hotel Muriahé, o Memorial Municipal, que abriga o acervo do Museu Municipal e do Arquivo Histórico Municipal.
A partir do exercício de 2022 passará a promover em parceria com o Compac, em anos alternados, o Fórum Regional de Patrimônio Cultural, que já ocorreu em 2018, e o Seminário Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural ocorrido em 2019, além do prêmio Maria Bernadete de Andrade Silva de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé que ocorre todo ano. É um órgão atuante desde 1997 que cuida, preserva e promove a valorização da memória cultural do município.
NOTÍCIAS
FUNDARTE FAZ A ATUALIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS DOS BENS CULTURAIS DO MUNICÍPIO
REGISTRO DA CELEBRAÇÃO NA GRUTA DA PEDRA SANTA FOI REVALIDADO POR MAIS 10 ANOS
FOI INCIADO O PROCESSO PARA A REVALIDAÇÃO DO REGISTRO DA CELEBRAÇÃO NA GRUTA DA PEDRA SANTA
2º ENCONTRO REGIONAL DE FOLIAS DE REIS DE MURIAÉ
2º FÓRUM REGIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL
PRÊMIO MARIA BERNADETE ANDRADE SILVA DE INCENTIVO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MURIAÉ
Quadrilha Santa Terezinha é a campeã do Concurso Estadual do Arraial em Belo Horizonte
LISTAGEM DO
PATRIMÔNIO INVENTARIADO E TOMBADO NO MUNICÍPIO:
Clique neste link para acessar os inventários atualizados