Na última reunião do Conselho de Patrimônio Cultural (COMPAC), realizado no dia 30 de novembro de 2022, no salão nobre do Paço Municipal, foi aprovada a revalidação do registro da Celebração na Gruta da Pedra Santa.
A Celebração na Gruta da Pedra Santa é um bem cultural imaterial registrado pelo município desde janeiro de 2010. É importante reconhecer o valor cultural através de instrumentos legais, como através do registro, inventário e tombamento para que sejam tomadas medidas para a salvaguarda de bens que são referência cultural para a população. A celebração na Gruta é referência cultural para desde a comunidade do Patrimônio dos Carneiros, detentores do bem, para até a Diocese de Leopoldina, recebendo diversos romeiros de diversas cidades do Brasil.
Dentre os assuntos tratados na reunião, foi apresentado aos conselheiros o relatório de reavaliação do bem de interesse cultural, elaborado pela equipe do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé – FUNDARTE. O assunto foi posto em votação e o conselho aprovou a revalidação por unanimidade. Assim, a Celebração na Gruta da Pedra Santa será reinscrita no Livro de Registro das Celebrações do município de Muriaé.
Dessa forma, o bem permanecerá registrado por mais 10 anos, quando será iniciado um novo processo de revalidação, conforme portaria nº 35/2023 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Neste período, a Prefeitura e a FUNDARTE continuarão realizando investimentos e realizando medidas para sua salvaguarda.