V CONFERÊNCIA DE CULTURA E TURISMO DE MURIAÉ E REGIÃO TRAZ SUBSECRETÁRIO DE CULTURA A MURIAÉ


 

A V Conferência Municipal de Cultura e Turismo de Muriaé e Região promoveu diversas atividades e estudou novas propostas para o incremento cultural e turístico no município. A Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) contou com as presenças do subsecretário, Maurício Canguçu, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult, o Diretor de Economia Criativa DE MG, José de Oliveira Junior, da Diretora de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo, Priscila Rios Martins

 

A Diretora da Fundarte Gilca Napier falou das ações realizadas no ano de 2021 e apresentou projetos a serem emplacados em 2022. “Estamos destroçados por tantas perdas e ansiamos por afeto e união. Mesmo com tantas regras de distanciamento, nós conseguimos realizar inúmeras atividades para os muriaeenses. Retornamos com as escolas de artes, audiovisual, ballet, escolas de modalidades esportivas, fizemos Exposições de Artes em nossas Galerias, criamos o Centro de Artesanato Municipal, inauguramos e Centro Cultural de Boa Família e muito mais. Estamos com muitos projetos para serem executados no próximo ano, como festivais de música, gastronômicos e políticas de prevenção à saúde envolvendo as pessoas com mais arte e mais cultura”, lembrou.

 

A Conferência reuniu autoridades como o prefeito José Braz, o vice-prefeito Marcos Guarino, o deputado estadual Bráulio Braz, o professor e escritor, Joel Peixoto, o vice-prefeito de Cataguases, Marcos Andrade,  entre outras autoridades presentes, além de empreendedores da área de turismo e cultura, produtores culturais, pontos de cultura, associações de artesãos, cultura e turismo. Todos envolvidos com a contextualização das propostas que poderão levar Muriaé a um franco crescimento cultural e a ser pólo turístico na região.

 

O subsecretário de Cultura e Turismo ministrou palestra com satisfação pelo ar cultural obtido na visita. “O Estado precisa levar oportunidades para os 853 municípios de Minas. Nosso trabalho é desenvolver a solidificação de políticas públicas para destinar fundos para a cultura. Estamos abrindo muitos editais para repassar recursos para a cultura. Muriaé está evoluída, assim como Cataguases, na área do audiovisual. O mundo está voltado para o audiovisual. Este setor é o protagonista deste momento. A região está embalada nesta atividade que é a mais difundida e possui futuro profícuo”, declarou Maurício Canguçu.

 

Entre as propostas estabelecidas nas plenárias realizadas ao final da Conferência sobressaíram a necessidade de um maior intercâmbio entre as instâncias do estado e a necessidade de desenvolver o projeto Pico do Itajurú, que estabelece a criação de portal de entrada, construção de quiosques e área de convivência para incremento do turismo na região.

Uma das mais importantes noticia que Mauricio Canguçu trouxe para nós, é a de que o Estado de Minas está se organizando para fazer repasse “Fundo a Fundo”, ou seja, do Fundo Estadual, para os Fundos Municipais de Cultura.

As propostas do setor de cultura ainda estão sendo organizadas em Ata Oficial para serem direcionadas à diretora da Fundarte que emitirá o documento para a Secult.

 

A Conferência apresentou o documentário Belisário.

 

O evento que se estendeu pela manhã e tarde, exibiu o vídeo “Belisário Mãe d’Agua” – um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultura, Alcyr Pires Vermelho.

 

O documentário, que apresenta o valor dos recursos hídricos existentes no município, levou aos convidados a mensagem sobre as riquezas naturais de Muriaé e o grande número de nascentes no território de montanhas e reservas de Mata Atlântica, localizados no Pico do Itajurú (Serra do Brigadeiro).

 

Segundo as ponderações do subsecretário da Secult, Maurício Canguçu, a obra vem de encontro a uma grande tendência do mundo na pós-pandemia, já que vislumbra a supervalorização do turismo rural e as experiências ao ar livre que estão em alta.

 

 

Subsecretário, Maurício Canguçu, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Diretor de Economia Criativa DE MG, José de Oliveira Junior,

Diretora de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo, Priscila Rios Martins

Prefeito José Braz

Vice-prefeito Marcos Guarino

Deputado Estadual, Bráulio Braz

Diretora da Fundarte Gilca Napier