6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE MURIAÉ


“O cinema é um modo divino de contar a vida”.

Federico Fellini

Com apoio da Prefeitura de Muriaé e Fundarte acontece nos dias 21 e 22 de outubro, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, a 6ª edição do Festival de Cinema de Muriaé . O Festival também será exibido de forma remota pelo site do Festival.

Para saber tudo sobre o festival acesse:

https://festivaldemuriae.com.br/

SERVIÇO:

Abertura: 21 de outubro às 20h – Teatro Municipal Belmira Vilas Boas

Premiação: 22 de outubro às 20h – Teatro Municipal Belmira Vilas Boas

Exibição dos filmes: 21 a 30 de outubro no site

A Abertura e a Live de Encerramento estarão disponíveis no site festivaldemuriae.com.br

Workshop

“Estrutura da Produção Cinematográfica”

O Workshop irá dissertar sobre as funções específicas das 6 principais Equipes que compõem um Set de Filmagens, que são Direção, Som, Fotografia, Arte, Produção e Elenco. Após essa abordagem exemplificará as funções diversas dos profissionais que compõem essas Equipes. Enfim, será um apanhado geral, que dará ao público interessado uma visão mais ampla do fazer cinematográfico.

Será ministrado por Renatta Barbosa, formada em Comunicação Social e Jornalismo e pós-graduada em TV, Cinema e Mídias Digitais pela UFJF. Renatta Barbosa tem três livros publicados: o cordel infantil “A Cidade do Casamento”, o de tirinhas: “É tudo menTira” e a HQ “O Cristal das 12 dimensões”. Atualmente é roteirista dos gibis clássicos da Turma da Mônica e escreve histórias para todos os personagens do Maurício de Sousa.

 

O FESTIVAL

O Festival de Cinema de Muriaé (FCM) é um evento cultural que busca o reconhecimento e divulgação das produções audiovisuais nacionais e regionais. Ao longo de suas edições, foram construídas versões presenciais e online, possibilitando a permanência desta ação cultural.

A Zona da Mata Mineira é uma grande produtora de conteúdos audiovisuais, em vista disso, os produtores culturais, Euler Luz e Fernanda de Paula, sentiram a necessidade de criar um Festival servindo como uma vitrine, uma janela de exibição, dando visibilidade a esses filmes regionais.

Em sua 6º edição, o Festival de Cinema de Muriaé reforça o seu comprometimento com a difusão do cenário audiovisual brasileiro, inovando através da construção de um evento híbrido (online e presencial), com destaque à nossa cidade de Muriaé e possibilitando o acesso para todos os cantos do país.

Ao abrir espaço para filmes regionais, incentiva o cinema regional, com grande interesse do público. Essa forma presencial e online de vivenciar o cinema não é apenas válida, como também necessária. As coisas precisam se reinventar no meio do cenário atual.

A linha curatorial sempre buscou formar uma grade de curtas-metragens criativos, inovadores e de entretenimento, o que assegura um evento agradável a todos os públicos, destinando-se a todos que têm interesse em cinema, tanto na produção, quanto no consumo.

Em suas cinco edições atingiu, de forma inovadora, um grande público, contando com a presença de atores e produtores de prestígio, como o ator Hélio de la Peña, Francisco Gaspar, Teka Romualdo, Clélia Bessa, entre outros. Estiveram presentes também a equipe do Polo Audiovisual da Zona da Mata, incluindo o diretor César Piva e sempre contou com o apoio da mecenas Mônica Botelho.

O Festival de Cinema de Muriaé é uma importante forma de atuação cultural, valorizando e incentivando os talentos mineiros, a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual em suas relevantes produções cinematográfica, possibilitando, de forma gratuita, a democratização do acesso à cultura!