ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA FAMINAS A SEGUNDA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DE TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL.


Com abertura oficial feita pelo Prefeito Marcos Guarino e com a participação da Diretora da Fundarte, Wania Muahad foi realizada no dia 21 de setembro, no auditório da Faminas, a segunda edição do Seminário de Turismo e Patrimônio Cultural.

O evento contou com oficinas de café, ministrada por Leonardo Moura da Forja Café e de cervejas artesanais por Renato Sigiliano da Kombeerlisário.

Para apresentar o painel de turismo com o tema “PRODUTOS E ROTAS TURÍSTICAS DE EXPERIÊNCIA – UMA OUTRA FONTE DE RENDA NO MEIO RURAL”, subiram  ao palco as palestrantes Mariana Rocha da empresa Macaúba Desenvolvimento Local e Thatiana Garcia, Coordenadora técnica estadual de turismo rural e artesanato na EMATER-MG. Logo após a palestra um momento cultural com a bailarina Bia Couto.

PRÊMIO DE INCENTIVO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MURIAÉ “MARIA BERNADETE ANDRADE SILVA” – ANO 2023

Esse ano o prêmio Maria Bernadete consagrou mais uma vez aqueles que por suas ações preservam os bens culturais do município.

Foram eles:

CATEGORIA 1: PATRIMÔNIO MATERIAL, BENS TOMBADOS:

ANTIGO PRÉDIO DO FÓRUM

Recebeu o prêmio das mãos da Diretora da Fundarte, Wania Muahad, o Sr. Cássio Martins Novaes, Delegado Fiscal da Receita Estadual.

CATEGORIA 2: PATRIMÔNIO MATERIAL, BENS INVENTARIADOS:

EDIFICAÇÃO DA EMPRESA ENERGISA ENERGISA

Recebeu o prêmio das mãos do Prefeito Municipal, Marcos Guarino, o Sr Eduardo Mantovani, Diretor presidente do grupo ENERGISA Minas/Rio.

CATEGORIA 3: PATRIMÔNIO IMATERIAL:

QUADRILHA SANTA FILOMENA

Recebeu o prêmio das mãos do arquiteto e urbanista Luis Gustavo Lorete Pereira, chefe do setor de Memória e Patrimônio Cultural da Fundarte e vice-presidente do COMPAC, a Sra. Renata Aparecida Tavares, diretora geral da quadrilha santa Filomena.

CATEGORIA 4: RESPONSABILIDADE SOCIAL:

PROJETO ENESIO

Recebeu o prêmio das mãos da Coordenadora de Projetos da Fundarte, Ana Tereza Andrade de Oliveira, a Sra. Maria Aparecida da Silva, idealizadora do Projeto.

CATEGORIA 5: AÇÕES EDUCATIVAS:

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENNASSATI (PREMEM)

Recebeu o prêmio das mãos Elielson Rodrigues, diretor dos centros culturais da Fundarte a  Sra. Maria Alice de Souza Almeida Fernandes, diretora da escola.

Para apresentar o painel de patrimônio cultural que tem como tema “valorizando nossa história: preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro”, subiram ao  palco os palestrantes Leonardo Barci Castriota doutor em arquitetura e urbanismo da  UFMG e Sra. Ana Elisa Martins, arquiteta e urbanista professora da Faminas encerrando assim a segunda edição do Seminário de Turismo e Patrimônio Cultural.